Está pensando em reformar o quarto do seu filho? Espere! Não faça isso sem conferir essas dicas que temos para você!
O quarto das crianças será reformado algum dia, afinal as crianças estão crescendo e precisam de um ambiente mais adequado à sua idade e assim ter mais conforto.
Por isso, como em qualquer reforma feita em sua residência, é necessário observar alguns detalhes importantes e que devem ser considerados na hora de decorar um quarto infantil.
Hoje listamos cinco deles. Vamos lá?
1. Planeje a obra
Assim como acontece com qualquer outra reforma residencial, iniciar o procedimento sem um planejamento que abranja todas as etapas é um grave erro. Por mais que a ideia seja repaginar apenas um dos cômodos do seu lar, tudo precisa ser definido minuciosamente. Ao construir ou reformar a parte burocrática precisa de muita atenção.
Sim, planejar pode ser cansativo, mas é indispensável. Além de provocar prejuízos, a prática do improviso tende a ampliar o prazo de entrega da obra. Se para um adulto o adiamento já costuma causar muito estresse e transtorno, imagine o que acontece com a mente de uma criança.
2. Planeje os pisos
Assim como acontece com qualquer outra reforma residencial, iniciar o procedimento sem um planejamento que abranja todas as etapas é um grave erro. Por mais que a ideia seja repaginar apenas um dos cômodos do seu lar, tudo precisa ser definido minuciosamente. Ao construir ou reformar, a parte burocrática precisa de muita atenção.
3. Selecione os móveis planejados
É necessário escolher móveis adequados à idade de cada criança. Para os menores, vale dar preferência aos móveis com bordas arredondadas, o que já reduz bastante o risco de acidentes. Pela mesma razão, gavetas e portas devem ser feitas de materiais leves e fáceis de manusear.
Recomenda-se também a aquisição de mesas, cômodas e cadeiras cujas dimensões sejam proporcionais à altura da criança. Além de deixá-los mais à vontade em seu próprio quarto, esse aspecto também é propício para o desenvolvimento da autonomia. Para sua conveniência, confira o Exemplo de Quarto Montessoriano, um método criado especificamente para fornecer esses benefícios.
No que diz respeito às escolhas de materiais para os novos quartos, esta é uma grande oportunidade para uma renovação com características sustentáveis. A melhor opção são os móveis planejados, pois o projeto é totalmente personalizado para atender todas as necessidades das crianças e ajudam a otimizar e aproveitar todos os espaços disponíveis no ambiente.
4. Deixe o espaço livre para que a criança se movimente
Principalmente nos primeiros anos, os quartos das crianças devem ter uma área ampla para que elas possam andar e brincar sem se machucar. Novamente, as comparações com os adultos são importantes porque também não gostamos de nos esconder dos móveis da casa. O mesmo acontece com as crianças, embora muitas delas não consigam expressar verbalmente esse sentimento.
5. Planeje a reforma pensando na adolescência
Por fim, tenha em mente que a probabilidade de alterações profundas no quarto durante a transição da infância para a adolescência é alta. Na medida do possível, tente projetar a reforma já para essa etapa delicada da vida. Contanto que ela seja bem planejada, a quantidade de ajustes futuros pode ser reduzida consideravelmente.