É um bom caminho apostar em projetos que trazem as vantagens dos tradicionais com uma pitada extra de sofisticação, e é aí que o vidro reflecta entra!
O reflecta é um modelo diferenciado que pode compro desde partes da estrutura até os itens do mobiliário. Ele se destaca das versões comuns por conta da aparência que valoriza projetos simples e enriquece os detalhes das propostas mais ousadas. Ou seja, não tem como passar despercebido. Vamos descobrir outros pontos favoráveis do vidro reflecta? Fique com a gente e aproveites as dicas!
O que é vidro reflecta?
Pelo nome, temos a informação de que o produto apresenta propriedade reflexiva, certo? Isso é verdade, já que sua superfície reflete o ambiente de acordo com a incidência da luz. Mas não para por aí! O vidro reflecta também tem certo nível de transparência, o que permite às pessoas enxergarem através dele.
Portanto, é um tipo de vidro com aspecto translúcido e reflexivo. Vale destacar que, embora consiga reproduzir vários detalhes à sua volta, esse material não cumpre a mesma função do espelho. Isso porque o seu efeito é mais brando e não proporciona sensação suficiente de profundidade a quem observa.
Onde costuma ser aplicado?
O vidro reflecta pode ser usado em ambientes internos e externos. Isso inclui desde fechamentos de varandas em fachada de prédios até guarda-corpo de escadas. Outra possibilidade de aplicação está nos móveis, como cristaleiras, armários de cozinha, guarda-roupas, painéis de tv, entre outras peças.
O reflecta é uma escolha popular entre os arquitetos, designers e demais profissionais que precisam acrescentar um toque de elegância dos projetos, sem perder, claro, o benefício dos vidros tradicionais.
Quais são as vantagens?
Sustentabilidade
Os vidros são materiais 100% recicláveis, o que significa que podem ter sua composição reaproveitada após o término da vida útil.
Facilidade de limpeza
O vidro reflecta apresenta superfície lisa que torna a rotinha de limpeza muito mais fácil. Por se pouco poroso, ele também evita que a sujeira e os micro-organismos se acumulem ao longo do tempo. É uma boa opção para quem quer praticidade e economia de tempo na hora de higienizar os móveis da casa.
Versatilidade
Esse tipo também é adaptável a diferentes gostos e estilos de decoração. Basta adequar adequar tanto a cor do acabamento, quanto a quantidade de superfícies espelhadas espelhados ao tema proposto, afim de equilibrar as proporções.
Como usar nos móveis?
O vidro reflecta deve ser pensado como uma versão mais luxuosa do modelo tradicional. Dependendo do tom predominante, ele pode pender para uma estética discreta ou chamativa. De qualquer forma, é importante ter alguns cuidados para acertar na aplicação voltada ao mobiliário.
- Pensar no estilo: Primeiro passo é definir a imagem que será transmitida pelo novo móvel. Isso vai orientar o total de componentes com acabamento cintilante e, também, a cor das diversas superfícies. Lembre-se de que o tom do vidro deve combinar com aquele presente nas demais partes da peça.
Se a ideia for criar móveis planejados para cozinha clássica, por exemplo, pode ser interessante caprichar nos armários envidraçados com a coloração champanhe. A opção bronze cai bem em propostas retrô ou vintage, pois traz um efeito envelhecido. Já o prata ou fumê tendem a funcionar em temas que vão do moderno ao minimalista.
- Fazer a manutenção: Como todo tipo de vidro, o reflecta demanda cuidados específicos para que se mantenha sempre belo e conservado. Uma das principais recomendações é evitar a limpeza com produtos abrasivos, pois podem causar manchas permanentes.
Também procure sempre remover a sujeira com um pano macio, realizando movimentos em uma só direção.
Tenha em mente que a superfície espelhada é mais frágil que os materiais rígidos presentes no restante do móvel. Por isso, evite contato com as mãos e utiliza sempre os puxadores para abrir ou desligar as folhas de vidro. Essa cautela fará toda a diferença no aspecto geral do produto, que vai permanecer bonito por muito mais tempo.