NÃO TENHO ESPAÇO, E AGORA?

MÓVEIS PLANEJADOS EM PEQUENOS ESPAÇOS: DICAS E IDEIAS PARA DECORAR

Mobiliar um espaço pequeno é o dilema de grande parte da população dos centros urbanos. Os poucos metros quadrados deixam o morador com pouquíssimas opções. Planeja, pesquisa, faz orçamento, mas nada parece se encaixar em lugar nenhum.

Uma tendência crescente no mercado imobiliário é a oferta de imóveis com área útil bem reduzida. Apartamentos menores são cada vez mais escolhidos, principalmente, por quem está começando a vida ou está com um orçamento mais apertado.

Em casos assim, os móveis planejados são a pedida certa! Eles garantem economia de espaço e ainda podem ser usados na decoração de qualquer ambiente.

Móveis planejados espaço pequeno: funcionalidade

A grande sacada dos móveis planejados é a funcionalidade. Se ele não tem função você corre um sério risco de ficar com um elefante branco entulhando o meio do caminho, de um caminho que, aliás, já é bem reduzido.

Por isso, mesmo que você adore uma mesinha de centro, uma escrivaninha ou aquela mesa linda de jantar com oito lugares compreenda que um apartamento pequeno não é o melhor lugar para elas. Prefira, ao invés disso, móveis que agreguem funcionalidade e praticidade para o dia a dia, como um balcão americano, no lugar da mesa, por exemplo.

Móveis planejados que ampliam o ambiente

Por serem feitos de acordo com a necessidade de cada ambiente, os móveis planejados são excelentes para aumentar os espaços disponíveis no apartamento e ainda criam um padrão na mobília. Se feitos em tons claros ou da mesma cor da parede dão uma maior sensação de amplitude, o que é muito bom para ambientes pequenos. Outra opção é que, ao apostar em um móvel com design diferente ou com nichos para colocar objetos de decoração, você consegue deixar o lugar, além de organizado, mais bonito.

Como dar funcionalidade ao ambiente pequeno

Uma cozinha pequena, por exemplo, se bem planejada, pode proporcionar momentos extremamente agradáveis na rotina familiar. Nesses espaços, usar armários e aparatos que otimizem o ambiente pode tornar o lugar prático e funcional. Um bom exemplo é aumentar o espaço das bancadas utilizando tábuas de corte que se integram à pia e escorredores suspensos, aumentando a praticidade nas atividades domésticas do dia a dia.

Outra maneira de driblar a falta de espaço é investir em uma cama baú ou uma cama com gaveteiros, que possuem divisões para armazenamento na parte inferior, sendo excelentes para guardar roupa de cama e travesseiros reservas. Na hora de receber hóspedes, uma boa saída para resolver isso é apostar no famoso sofá-cama. Durante o dia eles permanecem fechados, garantindo a decoração e mobilidade dentro do ambiente, mas podem ser abertos à noite, na hora de dormir.

Integração

A integração dos ambientes é a chave do sucesso para quem deseja um apartamento visualmente mais amplo. Quando os ambientes estão integrados a sensação de espaço é maior e o visual fica mais clean e organizado também.

Para realizar essa integração opte por móveis planejados que se estendam em uma bancada para delimitar, por exemplo, a cozinha da sala ou, então, use estantes vazadas com nichos entre um ambiente e outro.

Portas de Correr

Sempre que possível opte por usar portas de correr nos móveis planejados, desde o guarda roupa até o armário da cozinha. Elas economizam um bom espaço, pois não precisam de área livre para abertura.

Com essas dicas em mãos, converse com o projetista responsável pelos seus móveis e veja a possibilidade de inserir esses pequenos, mas fundamentais detalhes na sua mobília, de modo a otimizar o espaço do seu imóvel e facilitar o dia a dia. A diversidade de formas, estilos e funções são uma grande ajuda para ampliar qualquer ambiente e resolver diversas necessidades. Com certeza é uma ótima escolha para quem deseja ter um lar simples, funcional e moderno.

Veja outros conteúdos