Você sonhou muito e então, escolheu seus móveis planejados, eles estão perfeitamente instalados na sua casa. Agora é o momento de descobrir como cuidar deles e conservá-los, a fim de aumentar seu tempo de vida útil e garantir que eles permaneçam novos por muito mais tempo.
Sem dúvidas, os materiais de qualidade são fundamentais, mas fazendo a manutenção adequada você acaba garantindo que a durabilidade das peças seja ainda maior. Dessa forma, você economiza dinheiro e evita a compra ou reforma dos produtos.
Hoje nós vamos te dar 5 dicas de como cuidar e manter o seu móvel planejado conservado e novo. Vamos lá?
1. Rotina de limpeza para conservar seus móveis planejados
Para manter a integridade de qualquer um dos seus planejados, a receita é simples, primeiro você precisa ter em mãos alguns panos 100% algodão e depois seguir a seguinte rotina:
- Para retirar o pó, um pano seco é o suficiente;
- Já para as sujeiras mais difíceis, é recomendado utilizar um pano umedecido com água e sabão ou detergente neutro;
- Finalize com um pano seco.
Não use outros produtos químicos, eles podem prejudicar o tratamento da madeira e dos MDF laminados. Um pano seco logo após a limpeza vai garantir a conservação dos seus móveis planejados, além de ficarem limpos e longe de manchas.
2. Atenção especial à puxadores, ferragens e dobradiças
Apesar de serem feitos de materiais diferentes, o procedimento de limpeza e conservação dos puxadores, das dobradiças e das ferragens é o mesmo do restante do móvel. É importante que não sejam aplicados lubrificantes ou álcool nos mesmos, tais substâncias químicas podem diminuir o tempo de vida útil das peças do móvel.
Um cuidado especial deve ser tomado por quem vive em regiões de maresia, pois, nesse caso, a limpeza dessas peças deve ser feita com mais frequência.
3. Evite água nos seus móveis
Nenhum tipo de Madeira combina com água, com pequenas exceções de materiais preparados para estarem expostos ao ar livre, sol e chuva, por isso um cuidado redobrado deve ser tomado com aqueles móveis que vão até o chão, pois na hora de limpar o piso é importante que a água não chegue até eles.
Por mais vedados que sejam os cantos e junções, água acumulada pode causar infiltrações e danificar a estrutura dos móveis planejados ao longo do tempo. Para garantir a durabilidade dos seus móveis, mantenha-os sempre longe da água.
4. Respeite os limites do seu móvel planejado
Cada um de nossos móveis é projetado para satisfazer as suas necessidades, e assim como qualquer mobiliário, ele possui limitações de peso, suporte e abertura. Em nome de manter seu móvel do jeitinho que você sempre sonhou é importante que você esteja atento e respeite esses limites.
As dobradiças dos armários têm um ângulo máximo de abertura. Forçar esses limites danifica os sistemas de articulação e compromete o seu funcionamento. As portas dos armários também não devem receber pesos demasiados, nem ser utilizadas como apoio.
As gavetas foram projetadas para guardar alimentos e utensílios, e não lidam bem com um peso maior do que seus trilhos são projetados para suportar. O excesso de peso pode provocar acidentes, além de danificar os trilhos e a estrutura interna dos gaveteiros.
5. Proteja seu móvel do contato direto com o sol
O calor é um potencial inimigo dos móveis planejados. Então, evite que os raios solares atinjam diretamente o seu móvel. O calor constante pode alterar a cor e as propriedades da peça. Uma solução flexível? Aposte em cortinas bem densas!
Nós da Predilecta preparamos um Manual de Uso e Limpeza, que é entregue no dia da nossa Vistoria após a montagem. Neste manual estarão todas as informações de cuidado, resistência à peso, entre outros detalhes. Tudo para nossos móveis terem a maior durabilidade possível no seu lar.
Com cuidados bem simples e com ajuda de todos os moradores da casa, tenha certeza de que vai ser bem mais fácil manter seus móveis planejados conservados, siga essas dicas, transformando-as em rotina!