TEORIA DAS CORES: COMO AS CORES INFLUENCIAM NO DESIGN DOS MÓVEIS

Você já entrou em um ambiente e sentiu, imediatamente, a sensação de tranquilidade? Ou de intensidade? Ou de frio? Nem todo mundo sabe, mas essas percepções podem ser induzidas pelas cores que compõem o local.

As cores são uma ferramenta de personalização que definem um ambiente. Mais neutras ou mais vibrantes, em tons mais quentes ou mais frios elas transmitem sensações diferentes e devem ser escolhidas de forma objetiva no seu projeto. Conheça os significados das cores e saiba que misturas combinam com o estilo que você deseja.

O uso do círculo cromático

O círculo cromático é um guia para a harmonização das cores e pode ser utilizado para uni-las de forma equilibrada. Classificadas e posicionadas dentro do círculo, elas podem ser escolhidas dentro de um mesmo grupo (cores análogas) em projetos mais neutros ou unindo cores de grupos opostos (cores complementares) para maiores contrastes.

A partir das 12 cores do círculo cromático, uma infinidade de cores pode ser criada.  Além das cores classificadas acima, ainda é possível adicionar o preto e o branco, criando tons mais escuros ou mais claros, respectivamente.

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.

Elas funcionam muito bem quando a ideia é criar um ambiente com cores vivas, cheio de energia e personalidade. Só tome cuidado para não escolher cores muito vibrantes, pois elas podem ser ofuscar.

Veja os exemplos abaixo de decoração com cores complementares:

Uma dica legal também é apostar no moodboard, que é uma ferramenta amplamente utilizada por designers e arquitetos nos momentos de compor ambientes. Ele nada mais é do que um painel de estilo construído a partir de recortes de imagens, retalhos de acabamentos e pedaços de tecidos, a fim de proporcionar uma amostra da atmosfera final do espaço.

Veja abaixo alguns exemplos de moodboards para se inspirar:

Existem diversos modelos de moodboard, como por exemplo o estilo moderno, o estilo clássico, vintage, moderno e o natural.

  • Clássico

Neste moodboard clássico é possível identificar elementos tradicionais da arquitetura, como a madeira, pedras e acabamentos sóbrios. Para quem tem afinidade com ambientes sofisticados, esta é a escolha certa. No Clássico, é sempre possível acrescentar novas peças ao painel e conectá-lo ainda mais aos seus desejos.

  • Vintage

O Vintage ganhou popularidade nos últimos anos justamente por sua atmosfera nostálgica, e o seu moodboard evidencia estas escolhas. Os materiais possuem um ar romântico e leve. A paleta de cores, predominantemente clara, oferece possibilidades que podem ser amplamente exploradas dentro do estilo. 

  • Moderno

Sem dúvidas, o Estilo Moderno é o queridinho do design de interiores. Ele mescla a simplicidade dos elementos com a elegância e o requinte dos acabamentos. Ao contrário do moodboard clássico, ele traz linhas retas e combinações mais ousadas e que desafiam a criatividade. Aqui as cores neutras se combinam perfeitamente com acabamentos com texturas diferenciadas como Street e Carbono, e laccas metalizadas. 

  • Natural

O moodboard do Estilo Natural transmite equilíbrio visual, justamente por apresentar elementos em sua forma orgânica, como a madeira e os tecidos fibrosos. Um ar rústico também pode ser percebido através da composição. 

Por fim, escolher a cor da sua decoração pode ser uma atividade crucial, mas ainda assim pode gerar momentos divertidos ao descobrir qual estilo combina mais com você!!

Veja outros conteúdos